quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Museu de Arte da Pampulha

Com o objetivo de perceber a arquitetura de Oscar Niemayer fizemos uma visita ao Museu de Arte da Pampulha. Vários detalhes foram observados, inclusive a falta de estrutura do prédio para a função de museu. A construção, que foi realizada pelo arquiteto no início de sua carreira, foi projetada para ser um cassino, o que foi durante muitos anos até a proibição dos jogos no Brasil. Para tal, foi construído com muita sofisticação, pensando em mínimos detalhes, como nas relações sociais da época.
A maioria do material utilizado em sua obra foi importado da Europa e dos EUA. A mistura desses diferentes materiais é um dos destaques, além de outros fatores, que faz da construção uma obra de grande destaque, não só no país, mas também na arquitetura mundial.





Detalhe do azulejo utilizado na fachada da construção. Influência portuguesa no uso deste adorno.








Detalhe do pilar na fachada lateral. Nota-se a mistura de materiais em um mesmo pilar. Na parte de fora ele é revestido por pedra, enquanto na parte de dentro é utilizado aço inox.








Detalhe do banheiro feminino. Existe no banheiro um anexo circular munido de vários espelhos, em que as mulheres podem se ver de vários ângulos.







Detalhe da porta do banheiro. A porta, assim como toda a parede a qual ela pertence, é revestida de espelhos, o que de certa forma a camufla.
















Detalhe do chão da sala de projeções. A parte central do chão é feita de vidro, por onde sai uma luz que pode ser vista também no andar inferior.

Nenhum comentário: